Todos sabemos que ter um filhote em casa é multiplicar a alegria, os momentos engraçados e divertidos.
Porém eles precisam de alguns cuidados e nós vamos ajudar você
EXAME DE FEZES
O exame de fezes deve ser feito entre 25 e 30 dias de idade ou no momento da primeira consulta, SEMPRE antes do início do protocolo de vacinação. O exame de fezes é importante para que seja feita a vermifugação adequada e é uma forma de preparar o seu filhote para a vacinação.
VERMIFUGAÇÃO
TRATAMENTO DE VERMES INTESTINAIS A vermifugação deve ser feita após o resultado do exame de fezes. Pode-se iniciar a vermifugação com 30 dias de idade, dependo após 15 dias e depois repete-se novo ciclo ao final do protocolo de vacinas. O vermífugo mais adequado e a dosagem ideal serão recomendados pelo médico veterinário.
VACINAÇÃO
A vacinação deve ser realizada em animais saudáveis e vermifugados, após a introdução ao ambiente definitivo e quando já esta vermifugado e se alimentando normalmente de ração, evitando sempre coincidir com situações de estresse e doenças concomitantes.
Confira com seu veterinário as doses indicadas e o período de intervalo entre elas.
PREVENÇÃO PARA DIROFILARIOSE (Doença do Verme do Coração)
Iniciar a prevenção de acordo com o medicamento escolhido, em torno do sexto mês de vida. O veterinário indicará a melhor forma de prevenção, que pode ser tópica ou através da vacinação.
PREVENÇÃO DE ECTOPARASITAS (PULGAS E CARRAPATOS)
Pode-se iniciar a partir de 30 dias de vida de acordo com o produto e deve ser repetido mensalmente ou a cada 3 meses.
CASTRAÇÃO PRECOCE
Quando a opção é pela não reprodução, deve-se instituir a castração eletiva das fêmeas e recomendamos fazê-la entre o primeiro e segundo cio, principalmente para prevenir o tumor de mama e evitar os problemas decorrentes da castração antes do primeiro cio. Nos machos a castração é indicada para evitar a marcação de territórios com urina ou diminuir agressividade, e pode acontecer em torno de 8 meses até 1 ano de idade.
ALIMENTAÇÃO
A ração de filhotes deve ser oferecida até 10 a 12 meses de vida (de acordo com a raça), e depois dessa idade troca-se por ração de adulto e se for o caso, por ração para cães castrados.
BANHO/TOSA
Os banhos e as tosas devem levar em conta a raça e as particularidades de pele/pelo, podendo em filhotes sadios iniciar a partir de 45 dias de vida. A frequência dependerá da necessidade e das orientações do médico veterinário.
CUIDADOS COM DENTES
Deve-se condicionar a escovação dos dentes a partir do segundo mês de vida.
Agende sua consulta📌Avenida dos Eucaliptos, 722, Moema, São Paulo/SP
📞(11) 5093.0226 📲(11) 94985.8910