Entenda como a Vacina Antirrábica pode prevenir a manifestação da doença nos pets e proteger os humanos!

Por muitas vezes não damos a devida atenção e importância à Vacina Antirrábica ou “Vacina de Raiva”. O fato da raiva estar controlada em cães e gatos pode caracterizar a doença como não usual e levar os tutores a ter uma falsa impressão de segurança, ocasionando falta de pontualidade no protocolo vacinal.

Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.

Além da obrigatoriedade e riscos da doença (a raiva é uma doença letal e um percentual muito elevado dos pets contaminados vêm a óbito), o tutor que não mantém a carteirinha do seu pet em dia pode sofrer contratempos com viagens, creches, hotéis, etc.

Transmissão da Raiva

A raiva é transmitida pela saliva dos animais contaminados, e acontece costumeiramente quando somos mordidos por um animal doente.

Todos os mamíferos podem contrair raiva e transmitir a doença para indivíduos da mesma espécie ou espécies diferentes (incluindo os humanos – por isso também existe uma versão da vacina antirrábica para nós), sendo que em algumas espécies o vírus da raiva pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os sintomas se manifestem.

Sintomas da Raiva em Cães

Primeiros sintomas da raiva nos cães:

E evoluindo para sintomas mais severos:

Sintomas da Raiva em Gatos

Mantenha o protocolo vacinal do seu pet em dia, mantendo-o seguro e ajudando a combater e erradicar a Raiva!

Agende seu horário aqui!